terça-feira, 14 de dezembro de 2010

RN CAMINHANDO







Conhecendo um pouco sobre o programa.
O Programa RN Caminhando, também conhecido como Brasil Alfabetizado, a principio era direcionado somente ao público estudantil adulto que não tiveram oportunidade de se alfabetizarem no tempo oportuno, por falta de escolas próximo as suas residencias, ou por terem que trabalhar para garantir o próprio sustento assim como de sua família. Entretanto, com a grande demanda dos jovens, abriu-se um espaço para que eles também pudessem estudar e concluir seus estudos.
Segundo André Tavares (Coordenador do Programa na 4ª Dired), a maioria das turmas é formada em áreas rurais e assentamentos; aproximadamente 80% são de pessoas acima de 50 anos e analfabetas de pai e mãe. Ainda de acordo com ele, para ser um alfabetizador(a) é preciso procurar o órgão fiscalizador ou executor do Programa escolhido, saber se realmente na comunidade não existe alguma escola ou programa que trabalhe com a educação de jovens e adultos; caso não exista, saber os prazos para que possa abrir uma sala de aula através do seu município ou Estado. Convencer a referida comunidade sobre a necessidade de abrir uma turma de alfabetização, daí conversar com as pessoas interessadas que moram na comunidade e convidá-las para fazer parte de sua turma; entregar os formulários de matricula devidamente preenchidos conforme o programa, aos órgãos responsáveis; no caso deste programa que é Estadual procurar uma DIRED (Diretoria Regional de Educação) que faça parte de sua circunscrição.
André salienta que o alfabetizador tem que ter acima de 18 anos, ter no mínimo o 2ª grau completo comprovado com certificado ou declaração. Ele(a) irá passar por um Curso de Alfabetização de 40h. E caso tenha condições para alfabetizar, estará em sala de aula alfabetizando e terá uma formação continuada de no mínimo 64hs. Também será auxiliado por um coordenador local que por obrigatoriedade terá que ter nível superior na área de Educação, que o auxiliará em suas dificuldades.
Estes alfabetizadores recebem uma bolsa de R$ 250,00(duzentos e cinqüenta reais)mensais até o final dos 8 meses, que é o tempo que dura o programa. Vale dizer que para os mesmos receberem esta bolsa os alfabetizandos terão que estar freqüentando normalmente as aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.